Skip to content

taitox/terapiaxp

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

1 Commit
 
 

Repository files navigation

Projeto Terapia XP | Roadmap do MPV

Agentes na experiência

S Terapeuta Visitante Servidor
s Ccapaz de alterar e ativar a experiência, alguém na posição de terapeuta que vai conversar com, escutar e apoiar Visitantes. Pessoa que deve atravessar a experiência interagindo com objetos até atingir uma meta e, enquanto isso, relatar seu progresso para Terapeuta. Mediador que permite a Terapeutas abrir salas e enviar códigos de convite para salas.

Controles para Visitantes na experiência 3D

S Movimento Mira Interagir
s Toque na tela sem objetos, fazendo a câmera se movimentar Mover o celular, ativando o giroscópio e girando a câmera Toque na tela com objeto no centro da tela, fazendo o objeto responder

Descrição

App para terapia de exposição em VR que usa o celular como headset, onde Terapeuta e Visitante compartilham uma experiência onde Visitantes devem se sentir acompanhados para enfrentar fobias e situações que são manipuladas por Terapeutas. Enquanto na experiência, Visitantes e Terapeutas podem se escutar e conversar através dos telefones.

MPV e estrutura básica

Para um MPV, foi decidida a experiência "Fobia por Cachorros" com: Cenário em grade, cenário simples, foto de um cachorro e 3D de um cachorro, ambos capazes de emitir som.

Deve ser possível, para Pessoas: Entrar no mundo, olhar ao redor, andar para a frente ao tocar na tela do celular. Mandar e receber voz para Terapeuta. Ao se aproximar o suficiente da abstração do cachorro, poder, ao olhar diretamente para ela no centro da tela, interagir para receber reforço positivo.

Deve ser possível, para Terapeutas: Saber que uma pessoa entrou no mundo e observar o que esta Pessoa está vendo no mundo. Mandar e receber voz para Pessoa. Mudar o cenário atual do mundo. Colocar a abstração de cachorro no cenário. Poder fazer a abstração latir, com opção de latido leve e latido forte. Poder colocar uma parede no mundo entre o ponto de nascimento da pessoa e o cachorro.

Deve ser possível, para Servidor: Ter espaço para uma sala que pode ser criada pelo app Terapeuta. Emitir um código para Terapeuta que pode ser usado por Pessoa para se conectar diretamente à sala.

No futuro, consideramos modelar o ambiente da sala com mais liberdade, como posicionar vários objetos em locais escolhidos a dedo pelos Terapeutas. Estes podem mudar a visão do próprio app entre "Visitante" e "Ambiente", onde Visitante mostra a visão no app de Visitantes, e Ambiente a visão de topo do ambiente, com controles para se aproximar ou se distanciar do cenário, mover a câmera, escolher um objeto e posicionar este livremente (exceto se este for interativo e entrar no raio de outro objeto interativo) e então poder ativar objetos com um toque ou modificar com um toque longo. Mesmo em avanços futuros, a meta é manter a infraestrutura mais econômica possível, para que, mesmo podendo ser utilizada ou melhorada por equipamentos mais avançados, mantenha o foco em terapias de baixo custo com tecnologia moderna.

Método terapêutico:

— Definir nível de abstração ideal.

Ex.: Ter abstrações de um cachorro que vão de uma bola com textura ou uma imagem quadrada de um cachorro que pode latir a um modelo 3D que, além de latir, se movimenta.

— Estimular aproximação.

Ex.: Perguntar para a pessoa Visitante se pode procurar o cachorro, enquanto este late, ou fica parado esperando a Visitante notar onde ele está, ou dizer para a Visitante onde o cachorro está e perguntar se pode se aproximar dele, enquanto encoraja verbalmente (pela chamada), ou visualmente (ativando objetos no cenário), ou audivelmente (por sons na experiência) cada aumento de proximidade.

— Estimular contato.

Ex.: Quando a pessoa chegar perto o suficiente do cachorro, a tela mostra um ícone que funciona como um sinal de que ele é interagível. Terapeuta estimula Visitante a interagir com o cachorro, o que inclui estar olhando diretamente para ele, reconhecer o símbolo na tela e usar um botão no headset para chamar o cachorro. Nesse momento, o cachorro se aproxima.

— Se ocorrer contato, reforço positivo.

Ex.: Após cachorro se aproximar, faz alguma animação que indica o animal estar feliz e tranquilo, como sons agradáveis de cachorro e ele ficar parado no pé da pessoa, ou brincando. Outros estímulos como os descritos em Estimular aproximação também podem ser usados.

Metas mecânicas

Servidor

  • Poder manter registros de Terapeutas com login e senha.
  • Ter um espaço para inserir salas.
  • Criar uma sala.
  • Criar um código de convite que pode ser mostrado para Terapeutas.
  • Permitir que Visitantes possam inserir um código de convite para entrar em uma sala.
  • Ter uma biblioteca de objetos que podem ser posicionados no ambiente de uma sala, nesse caso uma bola com textura, uma foto 2D ou um modelo 3D de um cachorro.

App para Terapeutas

  • Poder entrar no servidor ao abrir o app.
  • Poder criar uma sala ao entrar no servidor.
  • Ter uma janela no topo com visão da câmera do app Visitante. Se não houver uma pessoa conectada, a janela ainda existe, mas com um sinal de "Sem conexão".
  • Tem um menu para escolher se vai colocar um dos objetos da biblioteca do servidor.
  • Tem um botão que faz o objeto inserido ter uma interação passiva, nesse caso latir.
  • Poder conversar por voz através do App com Visitantes.

App para Visitantes

  • Poder inserir um código de convite e se conectar à sala.
  • Movimentação através de toque em qualquer área da tela.
  • Poder interagir com objeto interagível se estiver dentro de um raio x do objeto e com o objeto no centro da câmera.
  • Poder conversar por voz através do App com Terapeutas.

Com isso, temos a funcionalidade mais básica possível de ambos os aplicativos.

About

No description, website, or topics provided.

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published