- python 3.6 ou superior
- No caso de o seu sistema não ser Linux , veja siga as (instruções específicas)[https://docs.docker.com/install] para o seu sistema.
- Nota: as instruções abaixo supõem que se esteja utilizando um terminal em ambiente Mac/Linux e que o diretório atual é o logo acima da pasta src deste projeto. No caso se estar rodando via docker, o sistema operacional pode ser Windows 10.
- Importante: antes de mais nada, é preciso editar o arquivo main.py, localizado dentro da pasta src, e remover, na linha 7 deste arquivo, a sequência de caracteres "src.". Além disso, excute o comando:
pip install -r requirements.txt
Caso dê algum erro de permissão, execute o comando acima precedido pela expressão sudo e um espaço em branco à direita.
- Como rodar o coletor de dados do Instagram:
Os dados coletados por esse programa ficam registrados na pasta Dados/dados_gerais/csv/.
cd src python main.py
- Como rodar o coletor de stories do Instagram:
Será perguntado ao usuário qual o nome do arquivo de saída. Caso queira algum específico, basta digitá-lo e teclar ENTER, com o detalhe de que nomes com símbolos que não letras ou números sem acento podem causar erro na execução do programa. Portanto, use apenas letras (sem acento ou símbolos especiais (cedilha por exemplo) ) e números. Em caso de erro durante o download das stories, o seguinte procedimento deve ser feito: 1. navegue até a pasta Dados, que se localiza no mesmo nível hierárquico que a pasta src. 2. A partir dess ponto, entre pasta dados_gerais e depois na pasta csv. 3. Delete o último arquivo criado. 4. Volte ao terminal e entre novamente o nome do arquivo para guardar os dados. Caso queira abortar o programa em algum momento, pressione as teclas Ctrl/Command e, com elas pressionadas, pressione a tecla C.
cd src/stories python stories.py
Primeiramente, copie os arquivos Dockerfile e docker-compose.yml para um diretório um nível acima da pasta instagram-data-monitor, a qual deve conter diversas pastas incluindo a src.
Após isso, execute o comando:
docker build -t insta:v0 .
Isso irá gerar uma imagem, a qual será usada sempre que se deseja rodar a aplicação. Após isso, digite o comando:
docker-compose run insta bash
Isso irá iniciar um (container)[]. A partir deste container, basta seguir as instruções de como rodar os coletores de dados normalmente, conforme expicado nas seções Como rodar o coletor de dados do Instagram e Como rodar o coletor de stories do Instagram. Os dados ficarão armazenados nas mesmas pastas que ficariam caso o não fossem rodados os coletores via docker.
Para sair do conteiner, digite o comando
exit
ou mantenha pressionado a tecla Ctrl/Cmd e, enquanto isso, aperte a tecla D.