Skip to content

Latest commit

 

History

History
92 lines (52 loc) · 5.98 KB

oficina-orcamento.md

File metadata and controls

92 lines (52 loc) · 5.98 KB

Oficina de Orçamento (Participativo)

Oficina de stop motion para trabalhar dados de orçamento.

  1. O que é o orçamento? Discussão sobre o que é o orçamento e como ele é composto.

  2. Mapear áreas do orçamento Os participantes vão enumerando as diferentes áreas que - acreditam - compõe o orçamento (municipal/estadual/federal).

ex. Educação (escolas, professores, merenda, etc) Cultura (teatro, banda, etc) Saúde (hospitais, médicos, etc) Segurança (policiais, guardas, viaturas, etc)

Dos itens enumerados tentamos agrupar coisas semelhantes em macro-categorias.

O facilitador vai contar com uma tabela com a divisão real do orçamento em categorias e deve se esforçar para que boa parte dessas sejam 'descobertas'.

  1. De quanto é o orçamento?

Os participantes devem tentar descobrir de quanto é o orçamento desse ano. Quanto dinheiro o governo 'tem' pra gastar?

Cada participante chuta um número e escreve ele no flipchart (opcionalmente podemos representar ele graficamente... trabalhando com unidades absolutas de volume [até 'material dourado' pode ser interessante]). O Facilitador vai dizendo 'quente/frio' ou algo parecido para ir encaminhando para a resposta certa.

Esse processo pode ser combinado com tecnicas de stopmotion para fazer um vídeo final da construção do 'orçamento participativo'.

Depois de n rodadas (idealmente até que o valor aproximado seja alcançado, mas fica a critério do freguês) o facilitador mostra a carta com o valor real do orçamento. (Aqui talvez valha ter também um fac-simile da LOA só pra constar e aproximar os participantes do texto legal)

Monta-se então a visualização do total real (cartolina colorida e/ou material dourado).

Os participantes tentam escrever por extenso o valor impresso na carta e discute-se um pouco sobre a grandeza e abstração dos grandes números.

3a) População

Se estivermos com tempo e saco da pra fazer algumas comparações como orçamento per capita, renda per capita... eventualmente desenhando o mesmo processo para descobrir a população (pensar melhor)

  1. Relação absoluta

Com aquele material representando a quantia absoluta (material dourado, papelzinho colorido, etc) é necessário criar uma relação percentual para o próximo exercício.

Divide-se o total de papeizinhos em 20 montinhos - cada um representa 5% do orçamento (eventualmente da pra brincar de dividir em mais ou menos montinhos para explorar essa visualização percentual.)

No canto da cartolina vai ficar fixa essa representação. 1 papelzinho percentual = n papeizinhos 'absolutos' = 20% do orçamento.

  1. Divisão do Orçamento

Com isso na mão os participantes vão ter que representar usando os papeizinhos percentuais o orçamento anual dividido nas categorias propostas por eles.

Eles devem pensar e representar o orçamento em duas etapas: Como você acha que o orçamento é dividido? -> Pensem em como vocês acham que o dinheiro esta de fato dividido. Tem mais pra saúde? Pra educação? Pro salário do prefeito? Etc. Em uma frase, explique as 3 maiores áreas.

Como você acha que o orçamento deveria ser dividido? -> Agora reorganize os quadradinhos em como você acha que o orçamento deveria ser dividido para termos uma cidade melhor. Em uma frase, explique as 3 maiores áreas.

Caso sejam poucos participantes o ideal é que cada um monte sua representação e sua visão e depois o grupo todo tenha que trabalhar para chegar em uma única visão consensual (dê 10 minutos para eles se auto-organizarem). Se forem muitos você pode dividir em grupos menores e fazer n representações e depois partir para a representação consensual.

Tire uma foto de cada representação (o ideal é manter o 'mapa' fixo e fotografar com um tripé de cima para fazer o stopmotion) [talvez de para pensar em um esquema de peças imantadas e uma folha metálica e/ou cartolina e postits (descola fácil) para trabalhar na vertical...]

  1. Orçamento real

Agora precisamos adequar a visualização consensual de como o orçamento deveria ser para a distribuição de como ela de fato é.

A cada rodada o facilitador vai orientando 'Cultura esta frio!', 'Segurança pública esta quente!' e os participantes vão deslocando (e registrando com fotos) os quadradinhos de 5%. Crie uma coluna de 'Outros' para armazenar o % que não se encaixa em nenhuma categoria.

Caso tenha muitos papeizinhos em 'Outros' o facilitador pode desdobrar ou ajudar a descobrir algumas categorias restantes.

Depois que finalizar é legal passar uma rodada discutindo um pouco a diferença entre o orçamento imaginado, o orçamento desejado e o orçamento real. É o espaço para discutir questões como 10% para educação, royalties e outras questões da mídia ligados ao orçamento.

  1. Stop motion (Gravação)

Durante todo o processo é legal ter dois participantes cuidando da captura do material para o stop motion. Esses participantes podem rodiziar durante as etapas.

O ideal é que o setup seja feito com uma câmera dos próprios participantes - evidenciando que não é necessario grandes equipamentos para um stop motion.

O truque do stopmotion é... stop (e motion!) então é interessante montar um cenário/marcação fixa onde se possa fotografar o objeto. Sempre tirar 2, 3 fotos da mesma 'cena' pra evitar frames fora de foco.

Caso tenha tempo, é legal também falar de iluminação e montar um stop com uma lâmpada e um soquete padrão para manter a iluminação regular (da pra improvisar um rebatedor também com papel alumínio e caixa de papelão p.ex)

  1. Stop Motion (Montagem)

Agora basta descarregar as fotos no computador e jogar num programa de montagem de stopmotion. Vale procurar alguns par Windows/MacOS e deixar apontado.

Enquanto uma equipe vai trabalhando no computador, descarregando, organizando e selecionando os frames - outra pode ir fazendo eventuais materiais de apoio como letterings e créditos (e gravando a trilha sonora, caso tenha alguém com essas habilidades... da pra fazer também sonorização)

  1. Play

Com o vídeo finalizado... basta dar play!