Qual foi a última vez que você aprendeu algo novo?
Talvez tenha sido um novo idioma, como Italiano ou Alemão. Ou talvez um editor de imagens, como Photoshop. Ou alguma técnica culinária ou carpintaria ou uma rotina de exercícios. Eu gostaria de te lembrar aquele sentimento que existe quando você finalmente chega lá: o momento "a-ha". Quando as coisas deixam de ser escuras e turvas e ficam claras como o dia, como dominar a serra de mesa ou entender a diferença entre os pronomes masculinos e femininos em Francês. Como você se sentiu? Foi maravilhoso, não foi?
Agora gostaria que você voltasse um pouco no tempo para aquele momento antes de você aprender sua nova habilidade. Como você se sentiu? Provavelmente um pouco intimidado e talvez até frustrado. Em certo ponto, não sabíamos as coisas que sabemos hoje e não tem problema nenhum nisso. Todo mundo começa de algum lugar. Aprender um novo material é uma aventura empolgante, principalmente se você está efetivamente disposto a aprender um tópico.
Eu ministro diversas aulas sobre programação para iniciantes. Os estudantes que assistem minhas aulas muitas vezes já tentaram aprender sozinhos HTML ou JavaScript, lendo blogs ou copiando e colando códigos, mas nenhum deles foi capaz de realmente dominar a matéria a ponto de habilitá-los a ter o resultado que esperam. Por não conseguirem entender o sentido real de certos assuntos, eles não conseguem escrever algo relevante ou debugar seu próprio trabalho, por não entenderem realmente o que está acontecendo.
Eu sempre me dediquei a ensinar do jeito certo. Quero dizer que ensino meus alunos a respeitar os padrões da Web, semântica, comentar bem seus códigos e outras boas práticas. Eu cubro o assunto de forma exaustiva, para explicar o como e o porquê, sem simplesmente cuspir códigos para serem copiados e colados. Quando você se esforça para entender seu código, você cria um trabalho melhor e se torna melhor no que faz. Aquele código não é mais apenas seu trabalho, ele é sua criação. Esse é o motivo de eu curtir tanto Iniciando. O Kyle nos faz nos aprofundar na sintaxe e terminologia para nos dar uma grande introdução ao JavaScript, sem utilizar nenhum atalho. Este livro não é nem um pouco superficial e nos permite, genuinamente, entender os conceitos que escreveremos.
Não é suficiente saber duplicar snippets jQuery em seu site, assim como não é suficiente aprender como abrir, fechar e salvar documentos no Photoshop. É claro, uma vez aprendido o básico do programa eu fui capaz de criar e compartilhar um design que fiz, mas sem, legitimamente, conhecer as ferramentas e o que elas são capazes, como eu poderia definir um grid, ou definir um sistema de tipografia legível, ou otimizar gráficos para web. O mesmo acontece com JavaScript. Sem saber como os loops funcionam, ou como definir variáveis, ou o que é um escopo, não estaremos escrevendo o melhor código que poderíamos. E não desejamos fazer nada menos que isso - essa é, afinal de contas, nossa criação.
Quanto mais exposto ao JavaScript você está, mais claro ele se torna. Palavras como clausura, objeto e método podem parecer fora da sua zona de conforto agora, mas este livro irá ajudá-lo a clarear sua mente sobre esses termos. Eu gostaria que você marcasse esses dois sentimentos - o antes e o depois - que você aprende algo novo, antes de começar este livro. Pode parecer assustador agora, mas você escolheu este livro porque está iniciando uma incrível jornada para refinar seu conhecimento. Iniciando é o início da caminhada para entender sobre programação. Curta seus momentos a-ha!
Jenn Lukas
jennlukas.com, @jennlukas
Consultora Front-end